Art Nouveau

 Sintese do movimento

A Arte Nouveau surgiu na França e seu auge foi das duas últimas décadas do século XIX até as duas primeiras décadas do século XX.

 Esse nome surgiu por causa de um decorador chamado Samuel Bing, que deu o nome de “Mason Arte Nouveau” para sua loja, em Paris. Nessa loja havia trabalhos de artistas como Tiffany e Henry Van de Varde, que difundiam as novas ideias entre os decoradores.
Por isso a Arte Nouveau foi bastante aplicada no Design, Arquitetura, Artes Gráficas, Moda…


Características


A principal característica desse estilo é o abandono de linhas retas, predominando as linhas curvas e assimétricas. A maior fonte de inspiração dos artistas era a natureza, com o uso de flores e plantas para dar ideia de movimento, ou então insetos, para dar dinâmica às formas.

O ferro e o vidro passaram a ser os principais elementos utilizados nas construções, e a litografia colorida teve grande influência nos cartazes. As mulheres também eram desenhadas com os cabelos em movimento.

 Esse estilo foi difundido por muitos locais além da Europa, incluindo Japão e Brasil. Em cada país a Arte Nouveau possuía denominações diferentes, como Arte Nova, em Portugal; Jungendstil, na Alemanha; Stilo Floreale, na Itália; Modernismo, na Espanha; entre outros. 




Fatos históricos 

John Ruskin (1819 – 1900), um dos mais influentes críticos de arte da Inglaterra, sai nessa época em defesa de uma arte inspirada no feito dos artesãos do período medieval. Ele combate fortemente os padrões arquitetônicos da época e destaca que a manutenção de uma arte genuina e verdadeira, só poderia acontecer em função da liberdade criativa. Sem dúvida, podemos assinalar claramente que as reflexões de Ruskin teriam enorme peso para que o Art Nouveau se firmasse entre as décadas de 1890 e 1910. Influenciado pelos ideais de Ruskin, o jovem arquiteto e sociólogo William Morris (1834 – 1896) tenta repensar os limites entre a arte e o trabalho artesanal, visando ao combate da vulgarização dos conteúdos artísticos realizado pela Revolução Industrial. No tempo em que trabalhou na firma de George Edmund Street, o jovem William viu que a negação da demanda industrial era impossível. Desse modo, ele abria caminho para a síntese entre arte e indústria que marcou a era do Art Noveau.

1898: Art Nouveau conquista Viena 
No dia 26 de março de 1898, foi inaugurada na capital austríaca a primeira mostra da Secessão de Viena, um grupo formado por novos artistas que se opunham à dominação da Casa do Artista.
No final do século 19, reinava um clima de inovação nas artes e um novo estilo começou a se impor na Europa. Ele floresceu de 1890 até a Primeira Guerra Mundial e teve nomes diferentes. Na França, foi chamado Art Nouveau; na Alemanha, Jugendstil; na Áustria, Secessão; na Itália, Liberty e, na Inglaterra, Modern Style. 
Um dos principais centros de propagação da nova arte foi Viena. Na capital austríaca, 19 artistas renomados formaram o chamado grupo Secessão de Viena, independente do meio artístico reconhecido pelo Estado. Segundo o diretor da Galeria Austríaca, Gerbert Frodl, esse grupo procurou se firmar na cidade sem passar pelos meandros da Casa do Artista, que ditava as regras no setor cultural.